Mais liberdade, maior rentabilidade

(+351) 96 476 73 34

  • Facebook - Círculo Branco

© 2019 por StartUp Go On. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Susana Alves

Organizar criando espaço

Já ouviu falar na "Desktop zero?" Se o ambiente principal do seu computador se assemelha à imagem deste artigo, é natural que desmotive assim que liga o seu PC. Está provado que a organização eficiente do nosso espaço de trabalho tem relação directa com a nossa produtividade e estado de espírito, isto é, o modo como a nossa mente enfrenta ou se predispõe a enfrentar as tarefas que temos a cargo.

A desktop zero vem obrigar-nos a uma 1a etapa de organização da desordem, que nos dará um pouco de trabalho inicialmente, mas que em poucos dias se revelará surpreendentemente simples e fácil de implementar. Encontraremos de modo muito mais fácil e rápido os ficheiros de que necessitamos para aquela tarefa específica, ganhamos tempo e a sensação de segurança de que temos o que é preciso, no lugar certo.

Escolha um dia para começar e mãos à obra :) Começamos por criar uma pasta que denominamos "Arquivo da área de trabalho". Movemos todas as pastas e ficheiros que estão no ambiente de trabalho para lá. Se existem pastas/ficheiros que identificamos de caras como "lixo", coisas que já não vamos mesmo utilizar ou que estão repetidas, usamos a tecla delete e deitamos mesmo fora! Ficamos com uma desktop zero, mas ainda não funcional. Próximo passo: dentro dessa grande pasta, arquivo da área de trabalho, organize os ficheiros em sub-pastas: eu organizo-as por cliente, por exemplo, mas pode organiza-las por tópicos, por categorias (imagens, vídeos, documentos do banco, orçamentos, etc.), ou simplesmente por data (resulta para algumas pessoas!). Neste ponto temos já uma desktop zero com uma única pasta e, no seu interior, várias sub-pastas, bem categorizadas e organizadas. Nos seguintes dias à criação e organização desta grande pasta, mova para a desktop todos os ficheiros de que estiver a precisar (e só esses), conforme for trabalhando nessas tarefas. Assim que deixar de precisar de um dos ficheiros ou pastas que moveu para a desktop, volte a guarda-lo na pasta "Arquivo da área de trabalho", na respectiva sub-pasta.

Terá a vida facilitada e uma "desktop zero" se respeitar e mantiver estas 4 regras simples:

1- Pasta única na desktop com várias sub-pastas organizadas por categoria/tópico/data (o critério é a seu gosto);

2- Apenas mover para a desktop as sub-pastas/ficheiros que está a utilizar presentemente;

3- Voltar a guardar as sub-pastas/ficheiros que já não precisa presentemente na grande pasta "arquivo da área de trabalho";

4 - Não arquivar ficheiros repetidos nem "lixo", para esses, tecla delete :)


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now